Bacia de Evapotranspiração Panaquatira

A Bacia de EvapoTranspiração (BET) foi construída na residência do casal Bruno e Hulda no Maranhão. O casal possui um pensamento muito alinhado às questões ambientais e por isso decidiram cuidar adequadamente das águas de sua casa. Entre diversas tecnologias sustentáveis aplicadas na casa, uma delas foi esse sistema de tratamento das águas negras executado pela Bambuê.

A bacia de evapotranspiração ou fossa de bananeira é um sistema de limpeza das águas negras (vaso sanitário). Essa água é destinada a uma manilha de pneus (pode ser de tijolos ou outro sistema permeável) onde, através do calor e da ação de bactérias anaeróbicas as fezes serão decompostas. Acima da manilha vão 4 camadas: entulho, brita, areia e terra. Nessa terra serão plantadas bananeiras, taiobas e outras plantas de raízes curtas e folhas largas, que têm a capacidade de puxar essa água e se nutrir da matéria orgânica disponibilizada. Dessa forma, o que seria essgoto vira adubo para planta e a água segue seu ciclo natural. As dimensões dessa BET são: 5 de comprimento (1m por pessoa), 2m de largura e 1,60 de profundidade.

O casal adorou a BET, pois além desse esgoto ser tratado de forma consciente, as bananeiras se deram muito bem com este adubo e a produção de banana está a todo vapor!

Setembro de 2013 | Panaquatira, Maranhão, RJ