Cenário Pineal

Cenário realizado para o espetáculo “Pineal – Ritual Cênico” do grupo Afeto.

Pineal – ritual cênico é um espetáculo de múltiplas linguagens em que as atrizes compartilham aquilo que lhes afeta. Partem da noção de afeto como a solução para problemas essenciais da humanidade. É um espetáculo que expressa o “Yin”, que evoca o sagrado feminino, representado por um elenco de sete mulheres que são acompanhadas por um músico homem, que faz o contraponto energético e complementaridade cênica.

“Vim aqui para saudar a força feminina / essa força é delicada, mãe que nos ensina”

O espaço de ensaio e de apresentação do Ritual no espaço do Quilombo Cultural Brasil-México necessitava de uma transformação eficiente e de baixo custo para transformar o lugar numa egrégora do sagrado feminino e da transformação pela arte.

A Bambuê criou 3 linhas de ação: esconder as pinturas amarelas na parede; trazer elementos femininos ao espaço; elaborar estruturas móveis leves, resistentes e carregáveis para explorar a movimentação dos corpos das atrizes.

A partir dessas premissas envolvemos a sala com pano preto para criar um ambiente aconchegante que remete ao útero materno, e nele instalamos pétalas feitas com ripas de bambu, simulando flores. No fundo do cenário, foram colocados origamis de papel branco no formato de flor de lótus e para compor o ambiente de harmonia e energia Yin, a atriz Priscila Vergniaud pintou um belo quadro com o nome do grupo. Criamos também 2 conjuntos de 4 bancos de OSB (madeira reciclada) que se encaixam um dentro do outro, o que gerou um objeto sólido e versátil, possibilitando uma infinidade de jogos corporais e usos cênicos. O elenco amou!

Os materiais utilizados foram ecológicos e de baixo custo que dialoga com o momento atual de preocupações ambientais.

A iluminação, parte fundamental do cenário, ficou por conta da talentosa Brisa Lima.

 

Dezembro de 2015 | Glória, RJ